domingo, 3 de julho de 2011

A FUNÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO

Os educadores são unânimes em reconhecer o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais na educação e no ensino, estes ainda têm percebido a urgência de se operar mudanças, dada a necessidade de se adequar a escola ao mundo contemporâneo.

Entretanto por mais que a escola básica seja afetada nas suas funções, na sua estrutura organizacional, nos seus conteúdos e métodos, ela mantém-se como instituição necessária à democratização da sociedade.

Não há reforma educacional, não há proposta pedagógica sem professores, já que estes são os profissionais mais envolvidos com os processos e resultados da aprendizagem escolar.

Ao professor é necessário muito empenho, paciência, clareza e ser capaz de enfrentar conflitos gerados por estas transformações abruptas e se adequar para uma nova prática pedagógica docente em sala de aula.

Cabe então, ao Professor Coordenador a tarefa de acompanhar o trabalho docente, auxiliando-o em suas dificuldades no cotidiano da escola, para que possa elaborar o seu diagnóstico e propor diferentes encaminhamentos à implantação de uma proposta pedagógica condizente com a realidade escolar, tem que ter liderança para realizar o trabalho coletivo, onde objetivos e metas passam a ser efetivamente comuns, pois só assim eles serão alcançados. Para tanto deverá abordá-los no dia a dia, para que não sejam esquecidos. Também deverá constantemente avaliar junto com a equipe escolar os resultados alcançados, a fim de refletirem, redirecionar ações e ajustar possíveis falhas ou distorções.

A este profissional cabe ainda a auto-avaliação, questionando, levantando dúvidas sobre o seu trabalho, ensejando oportunidade para receber críticas que lhe permita aperfeiçoar e avançar em sua função.

Enfim a missão do Professor Coordenador é a de criar na escola um ambiente de harmonia, de união e de contínua inovação pedagógica, capaz de melhorar a qualidade e consequentemente provocar a realização profissional dos envolvidos, uma vez que diante de todas as transformações e exigências da sociedade atual a escola precisa oferecer serviços e produtos de qualidade, de modo que os alunos que passem por ela tenham condições de se desenvolverem integralmente, com efetiva condição de exercício de cidadania, de liberdade política e intelectual.

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